O que é o FTSL
Fórum de Tecnologia em Software Livre

O Fórum de Tecnologia em Software Livre, FTSL, nasceu como um evento presencial anual, realizado em Curitiba, capital do Paraná, com a proposta de ser o maior evento gratuito de Software Livre do país, com o propósito de disseminar de novas tecnologias baseadas em Software Livre, bem como trocar experiências com as comunidades, universidades e empresas públicas e privadas, por meio de palestras e minicursos.

Por 13 anos o FTSL promoveu eventos gratuitos sediados no Serviço Federal de Processamento de Dados, na Universidade Federal do Paraná e finalmente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná

A partir de 2020, o FTSL torna-se um fórum permanente, com a proposta de apoiar a ConFLOSS – Conferência De Free/Libre e Open Source Software - em Curitiba e região. No lugar de realizar um evento anual, a equipe do FTSL fica a disposição durante todo o ano para divulgar o conceito de FLOSS em empresas, escolas, faculdades e quaisquer eventos relacionados a inclusão digital, educação e negócios baseados em tecnologia da informação

A história do FTSL

Em 2003 o Programa Serpro de Software Livre foi instituído pela diretoria do Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO - para disciplinar e incentivar o uso de software livre.

Em 2004 a diretoria do SERPRO instituiu o uso de soluções que utilizassem software livre em seus servidores de rede local e nas suas estações de trabalho.

Em 2005 a então superintendência de soluções de desenvolvimento do SERPRO instituiu um projeto de padrões abertos para prospectar e avaliar as novas tecnologias em software livre para o desenvolvimento de soluções em TI.

Em 2006 foi instituído o Projeto Nacional de Inclusão Digital do SERPRO, para implantação de Telecentros Comunitários e outros espaços com forte uso de software livre.

Em 2007, ocorreu a primeira edição do FTSL dentro das instalações da unidade de Curitiba do SERPRO, promovido por funcionários da empresa.

Em 2008, ocorreu a segunda edição do FTSL, ainda no SERPRO, com participação do Centro de Computação Científica e Software Lvire da Universidade Federal do Paraná - C3SL.

Em 2010, ocorreu a terceira edição do FTSL, ainda no SERPRO, com participação do Centro de Competência em Software Lvire da Universidade de São Paulo - CCSL.

Em 2012, ocorreu a quarta edição do FTSL, agora no Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná - DINF.

de 2013 a 2018, as edições do FTSL ocorreram no campus central da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Edições Anteriores

X FTSL

IX FTSL

Todas as edições

Voltar