João Eriberto Mota Filho

João Eriberto Mota Filho

Palestra: Debian Security Tools - Passado, Presente e Futuro

O time Debian Security Tools é resultado da fusão dos times “forensics-devel” e “pkg-security”. Seu foco principal é a manutenção de pacotes relacionados a segurança computacional como os utilizados em testes de intrusão e forense computacional. O trabalho do time servindo de base para diversas distribuições GNU/Linux com foco em segurança como Kali Linux. Apresentaremos um pouco da história e as atividades desenvolvidas.

Palestra: Como se tornar um membro oficial do Debian (DD ou DM)

A palestra mostrará como um colaborador do Debian poderá se tornar um Debian Maintainer (DM) ou um Debian Developer (DD). Serão abordados assuntos como a assinatura de chaves GPG, as declarações necessárias e as provas a serem realizadas, dentre outros passos essenciais. O principal objetivo será desmistificar os processos e encorajar as pessoas que queiram participar mais a fundo no projeto. Complementarmente, serão apresentadas outras formas de colaboração para quem quer iniciar e relizar os primeiros trabalhos, visando se tornar membro oficial um dia.

Minicurso: Empacotamento de software no Debian

Será evidenciada a principal técnica de empacotamento utilizada pela distribuição Debian, que é a Debhelper. A palestra, em grande parte demonstrativa, abordará o processo completo de um empacotamento, mostrando como é gerado um arquivo .deb, seguindo os rigorosos padrões exigidos pelo Debian.

Currículo

Oficial de Cavalaria do Exército Brasileiro. Gerente de Rede e de Segurança em Rede no Exército. Professor da Pós-graduação em Perícia Digital na Universidade Católica de Brasília (UCB). Autor dos livros Linux & Seus Servidores (2000), Pequenas Redes com Microsoft Windows (2001), Descobrindo o Linux (3ª edição em 2012) e Análise de tráfego em redes TCP/IP (2013). Desenvolvedor Debian. Membro do time de Forense do Debian

Voltar