Fernão Vellozo

Fernão Vellozo

Palestra: Roteadores Livres: redes mesh em OpenWRT

O objetivo dessa palestra é discutir sobre infraestrutura de redes livres e descentralizadas utilizando redes mesh e OpenWRT, uma distribuição GNU/Linux para roteadores e outros dispositivos embarcados. Serão discutidas diversas possibilidades de instalação e configuração desse sistema em substituição ao firmware de fábrica de diferentes roteadores, assim como alguns casos de estudo sobre redes mesh wireless, como rede doméstica e provedores de internet comunitários.

Palestra: Introdução à construção de firmwares para dispositivos móveis e embarcados

O objetivo dessa palestra é apresentar uma introdução sobre como construir firmwares customizados para roteadores e smartphones, utilizando OpenWRT e LineageOS respectivamente, de modo a substituir o sistema que vem de fábrica nestes dispositivos. As (muitas) vantagens e os (poucos) riscos desta substituição serão abordados, com enfase em um objetivo final de eliminar Códigos não-livres dos dispositivos.

Palestra: Ad-Blocking: por que fazer?

O objetivo desta palestra é discutir e refletir sobre o uso de tecnologias que bloqueiem anúncios publicitários na Internet (também conhecidas como adblockers), partindo de uma perspectiva centrada na privacidade dos dados do usuário. Isto porque a coleta de dados individuais de pessoas na Internet é cada vez mais indiscriminada e recorrente, e está irremediavelmente associada a usos comerciais, muitos dos quais podem ser facilmente classificados como intrusivos e até mesmo ilegais. E uma das poucas maneiras que usuários dispõem para se defender disso é usar recursos de software ou rede que neutralizem os agentes (“trackers”).

Minicurso: Como criar sua própria Autoridade Certificadora Raiz (Root CA)

O objetivo deste minicurso é ensinar como se pode criar, assinar e gerenciar certificados SSL sem recorrer a CAs externas e/ou comerciais. Será demonstrado como:

1)montar a estrutura de diretórios e arquivos de configuração;

2)criar um Root CA e um Intermediate CA;

3)gerar certificados assinados pelo Intermediate CA, os quais serão utilizados em um webserver;

4)gerenciar os certificados criados (expiração, listas de revogação, etc);

5)instalar os certificados criados neste exercí­cio para funcionarem em dispositivos clientes.

Currículo

Professor de história que virou sysadmin. Usuário de Linux desde 1999 e entusiasta de software livre e tecnologias não-liberticidas. Palestrante do FISL, CryptoRave e de semanas acadêmicas na UFPR e na UTFPR.

Voltar