O Software Livre nos últimos dez anos - terceira parte - 2010

O Software Livre nos últimos dez anos - terceira parte: 2010

Prosseguindo o resgate histórico da produção do Movimento de Software Livre no Brasil, o Fórum de Tecnologia em Software Livre de Curitiba aborda agora os pesquisas e resultados envolvendo software livre no ano de 2010.

Xadrez Livre

No Workshop de Software Livre - WSL - de 2010, os pesquisadores Rubens Massayuki Suguimoto (UFPR), Luis Carlos Erpen de Bona (UFPR) e Alexandre Direne (UFPR) apresentaram o trabalho XadrezLivre: Proposta de Arquitetura de Ambiente de Jogos baseado em XMPP com clienteWeb.

O professor Alexandre Direne faleceu em 2017, mas deixou como legado o desenvolvimento de diversos instrumentos para facilitar o ensino do xadrez a distância, que marcaram os projetos de xadrez escolar do Paraná e do Brasil. O ambiente do Xadrez Livre está disponível em http://xadrezlivre.c3sl.ufpr.br/webclient/index.html.

Conteúdos educacionais e objetos de aprendizagem

No WSL também foi apresentado o trabalho Software Livre como Objetos de Aprendizagem Generalizáveis do Projeto CONDIGITAL elaborado por 12 pesquisadores da Universidade Federal do Paraná - UFPR. O objeto central desse trabalho era de utilizar o estado-da-arte em termos de Tecnologia Educacional baseada em Software Livre e suas áreas associadas para desenvolver novos Objetos de Aprendizagem e dar manutenção para as ferramentas genéricas responsáveis pelo apoio computacional ao projeto nacional CONDIGITAL para escolas públicas brasileiras que atuam no nível fundamental médio. A iniciativa era conduzida sob a forma de convênios entre o MEC e membros de parceria. No sítio do Centro de Computação Científica e Software Livre - C3Sl - da UFPR, é possível ter acesso a simuladores de cálculos e traçados gráficos, produtos dessa pesquisa.

III Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico

A terceira edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico - CONSEGI - teve como tema a computação em nuvem. Ao longo do evento foram apresentados diversos trabalhados em que os temas software livre e computação em nuvem convergiam. Um dos produtos do evento foi o livro AMÃPYTUNA COMPUTAÇÃO EM NUVEM : SERVIÇOS LIVRES PARA A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO.

Relatório sobre o estado internacional do software de código aberto

O Centro Nacional de Referencia de Aplicación de las Tecnologías de la Información y la Comunicación - CENATIC - da Espanha publicou o relatório Report on the International Status of Open Source Software 2010 que analisava o status internacional do software de código aberto.