O Software Livre nos últimos dez anos - segunda parte - 2009

O Software Livre nos últimos dez anos - segunda parte: 2009

Prosseguindo o resgate histórico da produção do Movimento de Software Livre no Brasil, o Fórum de Tecnologia em Software Livre de Curitiba aborda agora os pesquisas e resultados envolvendo software livre no ano de 2009.

Demoiselle Framework

O Demoiselle Framework é um projeto de software livre desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro. É uma integração de componentes Java para a criação de aplicações JEEE. O Demoiselle Framework Foi criado com a proposta de ser um padrão para desenvolvimento de aplicações Java para órgãos da Administração Pública direta e indireta nas três esferas. O Demoiselle está no Catálogo do Software Público Brasileiro.

O Serpro é o maior usuário do framework, com mais de 1600 projetos de software utilizando a plataforma. Além do Serpro, participam da comunidade do projeto a BankSystem , a Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa) e o Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Este último, utilizou o Demoiselle para desenvolver um sistema de plebiscito e apuração de votos que foi compartilhado com os TRE’s de todo o país.

Site: https://www.frameworkdemoiselle.gov.br/

Fonte: http://intra.serpro.gov.br/linhas-negocio/catalogo-de-solucoes/solucoes/solucoes-livres/demoiselle-framework-1

II Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico

O Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico - CONSEGI, começou em 2008, com mais de dois mil inscritos em três dias de Congresso, 180 palestrantes/mediadores nacionais e 24 internacionais.

O II Consegi em 2009 foi realizado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro, pela Secretaria Executiva do Comitê Executivo do Governo Eletrônico, exercida pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI/Ministério do Planejamento e pelo Comité Técnico de Implementação de Software Livre - Cisl. O evento aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2009, nas instalações da Escola de Administração Fazendária - Esaf.

Alinhado ao eixo França Hoje, o II CONSEGI teve a chancela do França.Br2009. Esta decisão foi comunicada ao Serpro pelo Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil e significa que o evento promovido pela Empresa fez parte da programação oficial do Ano, incluindo sua divulgação de forma institucional. O CONSEGI representou a união do governo brasileiro, países parceiros e comunidades em torno da tecnologia como alternativa para a construção e fortalecimento de uma sociedade justa. A chancela do Ano da França reforçou o caráter internacional do evento e maximizou as oportunidades de integração e cooperação tecnológica.

O consórcio europeu OW2 apresentou três palestras no CONSEGI:

Pesquisa em Software Livre

Estes são alguns destaques entre os resultados de pesquisas publicados sobre software livre em 2009 em diversos temas:

Educação

Governo

Pequenas e médias empresas

Saúde

O software livre está presente em vários segmentos da vida cotidiana do século XXI