O Software Livre nos últimos dez anos - primeira parte - 2008

O Software Livre nos últimos dez anos - primeira parte: 2008

O Fórum de Tecnologia em Software Livre de Curitiba chega à sua décima edição. É um momento oportuno para refletir sobre a história do software livre nos últimos dez anos. Por isso, iniciaremos uma série de artigos sobre algumas pesquisas e resultados envolvendo software livre na última década (2008-2018). Não somente os softwares livres, como o próprio Movimento de Software Livre já eram objeto de estudo em 2008, como mostra o trabalho da pesquisadora Viviani Corrêa Teixeira, intitulado Software livre e Movimento Software Livre.

Além dessa análise do movimento, destacamos alguns resultados de pesquisas publicados em 2008 em diversas áreas do conhecimento:

Educação

As pesquisadoras Marília A. Amaral e Renata Ramos Pires apresentaram no Workshop de Software Livre 2008 o trabalho O Uso de Software Livre Educacional com crianças portadoras de Síndrome de Down. Nesse trabalho elas descrevem a experiêncoa com o software livre HagáQuê, editor de histórias em quadrinhos, no desenvolvimento de conceitos e habilidades relacionados a produção inicial de textos, reconhecimento de cores e formas e lateralidade com portadores de necessidades especiais.

No mesmo evento, a dupla Mírian Bruckschen e Sandro Rigo apresentou Uma Aplicação Educacional Livre e Acessível para o Ensino de Matemática Fundamental.

Governo

A pesquisadora Claudia Maria da Costa Archer, em sua dissertação intitulada A BUROCRACIA E AS TECNOLOGIAS DA INFORMACÃO E DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL: a experiência do Software Livre, a partir de 2003, estudou a elaboração de uma Política Pública para as Tecnologias da Informação de Comunicação com enfoque no uso do Software Livre como possibilidade de emancipação tecnológica dos Estados periféricos, como o Brasil, através do caso prático da empresa pública DATAPREV.

Saúde

Os pesquisadores Émerson Hernandez, Tiago D’Oliveira, Sotero Mengue, Daniel Skaba e Bruce B. Duncan apresentaram um sistema de coleta e armazenamento dados epidemiológicos que foi implementado usando soluções de software livre. Esse sistema serviu para a coleta de dados de quinze mil voluntários em seis cidades brasileiras. A pesquisa completa está publicada no trabalho ELSA - Coletando Dados Epidemiológicos com Uso e Desenvolvimento de e em Software Livre.

Tecnologia Nuclear

O Laboratório de Análise por Ativação com Nêutrons (LAN) do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), desenvolveu o SAANI (Software Análise por Ativação com Nêutrons Instrumental) para análise de espectros de raios gama, usando a linguagem de programação livre Python. Esse software foi apresentado na dissertação intitulada Desenvolvimento de um software de espectrometria gama para análise por ativação com nêutrons utilizando o conceito de código livre de autoria de Silvio Rogério de Lucia.

Telefonia sobre IP

O pesquisador Luís Fernando Almeida, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em Portugal, publicou o artigo O Impacto do Software Livre na Telefonia IP.

Trabalho

O processo de produção adotado pelas comunidades de software livre foi objeto de estudo dos pesquisadores Clóvis Ricardo Montenegro de Lima e Rose Marie Santini no artigo Produção colaborativa de softwares livres: trabalho e tecnologia na sociedade da informação.

O software livre está presente em vários segmentos da vida cotidiana do século XXI